NOSSO BLOG MUDOU! ACESSE: http://www.raycosmeticos.com.br/blog

Pesquisar

sexta-feira, 4 de março de 2011

PREPARE-SE PARA O CARNAVAL

Para quem pretende curtir o feriadão de carnaval ao sol, seja na praia ou na serra, a dermatologista Paula Bellotti Azevedo, membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, recomenda que se abuse do uso de filtros solares, loções pós-sol e que se redobre os cuidados com a hidratação da pele, tanto no caso das crianças quanto dos adultos. 


Segundo a especialista, o ideal é que se procure um filtro adequado ao seu tipo de pele, ou seja, o fator de proteção solar deve variar entre 15 e 60. Quanto mais clara for a pele, maior deve ser a fotoproteção. Quem tem pele oleosa, deve optar por produtos oil free. “O ideal é que se passe o filtro 30 minutos antes da exposição solar e que se reaplique o produto várias vezes durante o período de exposição direta”, recomenda a médica. Na hora de aplicá-lo, não se pode esquecer das orelhas, pescoço, colo, mãos e dorso dos pés.



A região labial também não pode ser deixada de lado, especialmente nas crianças. O mercado oferece produtos específicos para o local, geralmente em forma de bastão, que também devem ser reaplicados diversas vezes durante a exposição. O uso de óculos, chapéus e bonés, associados ao filtro, garantem maior proteção.



Repelentes de inseto, de preferência em forma de loção cremosa, também são lembrados pela especialista. Para as crianças, deve-se optar por produtos isentos de álcool, que não causam ardência na pele. No caso de crianças comprovadamente alérgicas a picadas de inseto, a médica sugere que se acrescente à bagagem um creme à base de corticóide não fluorado de baixa potência (à venda em farmácias), que deve ser passado no local da picada.



Outra dica da especialista refere-se ao uso de águas termais em spray na praia. Elas promovem a hidratação da pele durante a exposição solar, retiram o sal do rosto, acalmam a pele e evitam vermelhidão  e aquela sensação de ressecamento. “O ideal é que se coloque o produto na geladeira e só o retire de lá na hora de sair para a praia. Quando aplicado gelado, os efeitos são ainda melhores”, explica Dra. Paula Bellotti.



Loções e hidratantes pós-sol também acalmam e hidratam a pele, assim como o uso de óleos corporais no último enxágue do banho.

Os fios também merecem atenção. Deve-se usar condicionadores e máscaras que contenham filtro solar na sua composição. A ingestão de muito líquido, especialmente água e água de côco, assim como frutas frescas, também são recomendados pela especialista.



Ela lembra ainda que se deve evitar banhos prolongados e muito quentes, que ressecam ainda mais a pele. Ao invés dos sabonetes em barra, os líquidos são os mais indicados. 



As crianças não devem ser expostas diretamente ao sol no período entre 11h e 15h. Segundo a dermatologista, a pasta d’água é um ítem indispensável na bagagem dos pimpolhos. “Trata-se de um produto inócuo e supereficiente no tratamento de queimaduras solares, brotoejas e assaduras”, diz. O uso de roupas bem frescas de algodão nas crianças também é recomendado pela médica. Outra dica importante é não permitir que elas fiquem muitas horas com sunga e biquínis molhados no corpo, que criam a condição ideal para a proliferação de bactérias e fungos. A mesma dica vale para adultos com excesso de pelos na região inguinal. No caso dos adultos, pode-se usar um sabonete anti-fúngico nesta região durante o banho e também talco anti-fúngico após o mesmo.



Dicas para se aproveitar o melhor do sol e do feriadão, sem jamais esquecer a saúde da sua pele



(Por Dra. Paula Bellotti, dermatologista)



1.    A escolha do filtro solar mais adequado é muito importante! O fator de proteção deve ser levado em consideração e isso varia de acordo com o tom de pele. O ideal é que se tome sol gradativamente. Mesmo com o uso do filtro, é possível atingir um bronzeado bonito. Os veículos como loções são mais adequados, pois espalham melhor na pele.



2.    A hidratação pós sol é fundamental para a manutenção do bronzeado. Loções calmantes evitam a descamação, o que acontecerá se o bronzeado for gradativo. 



3.    O protetor solar deve ser de amplo espectro (fatores contra radiação UVA e UVB) e específico para cada tipo de pele. O fator de proteção nunca deve ser menor que 15, mesmo para as peles mais morenas. 



4.    O ideal é que o filtro seja resistente a água se a pessoa tiver a intenção de nadar ou ficar muito tempo na água, e tenha ação hidratante e antioxidante (a vitamina E é o antioxidante mais comum nos filtros). 

5.    Verifique sempre a validade do produto. Algumas pessoas guardam o filtro por um período e, tempos depois, voltam a usá-lo sem perceber que já está vencido. 



6.    O filtro deve ser usado diariamente. A radiação ultravioleta está presente todo o tempo, desde que o sol nasce até a hora em que se põe. O que varia é o espectro da radiação em determinadas horas. Mesmo nos dias nublados, é necessário usar o filtro solar, pois a radiação atravessa as nuvens. 



7.    O protetor solar deve ser passado na pele 20 minutos antes de sair de casa e reaplicado em média a cada duas horas. A proteção não deve se restringir ao filtro solar. O uso de roupas adequadas, óculos de sol com lentes apropriadas, protetor labial, chapéu ou boné e guarda-sol (de preferência de lona), são medidas também necessárias. 



8.    Não se deve economizar no filtro. A camada tem que ser generosa e áreas como orelhas e pés não devem ser jamais esquecidas! 



9.    O protetor para o corpo deve ser mais fluido para que não haja dificuldade para espalhar o produto, o mais indicado para corpo é o spray. 



10.    Vale lembrar que existem peles muito claras que não bronzeiam e estas são as mais suscetíveis ao câncer de pele. Nesses casos, o recomendado é o uso do autobronzeador. 



11.    Para evitar o ressecamento da pele, use hidratante diariamente, de preferência logo ao sair do banho.



12.    Beba muito líquido durante o dia. Dois a três litros de água podem fazer milagres pela sua pele!



13.    Uma alimentação balanceada e variada, composta por frutas, verduras, legumes e grãos também reflete, e muito, na saúde e beleza da pele.







Fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=31320:cuidados-com-a-pele-durante-o-carnaval&catid=47:cat-saude&Itemid=328
http://conversademenina.files.wordpress.com/2009/02/carnaval.gif?w=300&h=296

Nenhum comentário: